sexta-feira, 23 de maio de 2008

Produzir carne é pior do que transportar

Via: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/


O transporte sempre foi atacado como o principal vilão das emissões de poluentes provocadas pelos alimentos. Pois um estudo norte-americano mostra o contrário. Não interessa de onde vem, a responsável pela maior parte dos gases de efeito estufa provindos da indústria alimentícia é a própria produção.


A pesquisa realizada pela Environmental Science & Technology mostra que o transporte dos alimentos representa 11% das emissões, enquanto a própria produção é responsável por 83%. O óxido nitroso e o metano são os principais gases emitidos, por causa dos fertilizantes, da fabricação de adubo e da digestão dos animais (é, é isso mesmo que você está pensando).


Os cientistas calcularam quanto uma família média norte-americana emite anualmente apenas por causa dos alimentos (aproximadamente, 8 toneladas de CO2!) e reduziu a parte responsável pelo transporte (quase 4,5 toneladas). Comparando os dois dados, chegou-se ao resultado.


O bacana é que parte disso pode ser revertido se em apenas um dia da semana os norte-americanos comessem frango, peixe ou vegetais em vez de carne vermelha e comprassem alimentos produzidos localmente (claro!).

Nenhum comentário: