quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Arpoador 01/07

Por Clarissa Taguchi

Cerca de 300 pessoas participaram, no último domingo, da caminhada ao longo da orla de Ipanema para a conscientização dos problemas acarretados pela maior das ameaças enfrentadas pela humanidade: o Aquecimento Global.

Unidos com o objetivo de mostrar alternativas e soluções pacíficas no combate ao fenômeno que tem alterado nas últimas décadas o equilíbrio das funções naturais do planeta Terra, diversas organizações entre elas a Secretaria de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro, o Projeto de Proteção aos Bovinos, a Sociedade Vegetariana Brasileira, a ONG Greenpeace, o movimento Hare Krishna, a Brahma Kumaris e a Frente Brasileira para a Abolição da Vivissecção; participaram da manifestação que apresentou a redução no consumo de animais na alimentação e o não uso de combustíveis fósseis para locomoção, como alternativas viáveis à redução dos gases do efeito estufa.

A apresentação do vegetarianismo como maneira de reduzir a emissão dos gases CO2, metano e óxido nitroso, surpreendeu participantes e pedestres. Para Thais Pimenta, geóloga, vegetariana e uma das organizadoras da campanha 'Aqueça seu coração, não o Planeta. Seja vegetariano!'; 18% das emissões totais desses gases é causada pela produção de animais para alimentação humana e, esse número é maior que a missão total causada pelo setor de transportes. Mas não é apenas isso que viemos mostrar, disse a coordenadora:

"Testemunhamos aqui, uma incrível manifestação pacífica de conscientização em defesa do Planeta Terra e de todos os seres vivos que aqui habitam. Acreditamos que ao enfrentarmos as mudanças climáticas com perspectivas saudáveis e pacíficas, passamos também a enfrentar diversas outras situações ligadas ao bem-estar da sociedade pelas mesmas perspectivas".

O movimento Hare Krishna, que pratica o vegetarianismo, também se manifesta nesse sentido: "É preciso conscientizar a sociedade que a alimentação é nosso principal hábito de consumo, e que uma alimentação baseada na violência para com outros seres e seu meio ambiente, reflete em nosso estado de espírito. A Natureza é viva e assim todos seus seres, rios, florestas, árvores, animais e seres humanos", disse o Swami Param Gati, um dos mestres do movimento.

A ONG ambientalista Greenpeace participou com sua campanha “Volta pelo Clima”, incentivando a população a mudar alguns de seus hábitos relacionados ao consumo de energia. Caminhar, andar de bicicleta, correr, andar de skate ou patins, são todas maneiras de cuidar do seu corpo e também do planeta.

A meditação também foi uma das ações apresentadas no evento, que permaneceu com exposições e atendimento de perguntas e respostas durante todo dia. Para a o centro de estudos Brahma Kumaris, “a base da meditação Raja Yoga é acessar, de uma forma prática, as nossas qualidades originais de pureza, paz, amor, felicidade e poder espiritual. Comer carne é um ato violento, que contém em si princípios opostos às qualidades intrínsecas do ser”, segundo Ana Lucia de Castro.

"Comendo carne, o praticante permanece num nível apenas superficial de meditação, a mente só experimenta uma tranqüilidade temporária e, sua compreensão sobre a vida continua limitada. Seu intelecto chega, no máximo, à erudição. Os vegetarianos podem acessar a profundidade do ser, tornando, assim, sua mente estável, serena e silenciosa. Seu coração generoso naturalmente distribui o poder e luz que experimenta. O intelecto se diviniza, torna-se amplo e ilimitado, alcançando, então, a verdadeira sabedoria; a iluminação”, disse Ana.

A Brahma Kumaris apresentou no meio da caminhada, um pequeno teatro infantil com a peça: Mundinho como vai você? As cartilhas para a campanha “Aqueça seu coração, não o planeta” foram patrocinados por empresas que não usam o vegetarianismo como missão e uma empresa de sorvetes lança sua linha de produtos veganos e orgânicos no evento. Isso demonstra a preocupação e sentimento de união que diversas pessoas e instituições estão tendo em relação ao Aquecimento Global e as mudanças climáticas acarretadas por ele.

A apresentação de práticas mais saudáveis de vida e seu reflexo na sociedade pode ter um poder de transformação em relação aos problemas que enfrentamos atualmente? Para Thais Pimenta, sim:

“A poluição das fontes de água, do solo, chega a nós alterando nossos processos bioquímicos e desequilibrando nosso organismo. A produção de carne é uma das maiores formas de degradação ambiental, são toneladas de excrementos diários que a produção de carne gera. Ficamos ainda mais assustados,ao ver as estatísticas de aumento no consumo de carne previsto pela FAO para as próximas décadas”.

Segundo Lidiane Martins, nutricionista vegetariana, “a dieta vegetariana nutricionalmente equilibrada é mais saudável porque muitas das doenças atuais podem advir do aumento no consumo de carne. Hoje, muitos alimentos disponíveis no mercado contem ingredientes de origem animal, muitos processados e embutidos. Quando procuramos uma dieta vegetariana, em geral passamos a nos preocupar com a qualidade e demais ingredientes utilizados na fabricação de nossos alimentos; quer dizer, corantes, agrotóxicos, conservantes e etc. que juntos podem levar ao adoecimento do organismo”.

Para mais informações sobre a campanha “Aqueça seu coração, não o planeta” acesse: www.consciencia.net

Para mais informações sobre a campanha “Volta no Clima” acesse: www.geenpeace.org.br

Nenhum comentário: