quarta-feira, 4 de junho de 2008

Jamie Oliver sufoca e mata frangos ao vivo na TV

Via Pipoca de Bits
O chef de cozinha Jamie Oliver se tornou uma celebridade por seus programas de televisão e soube utilizar este poder para conseguir fazer a diferença. Eu nunca tinha visto suas aparições na TV, mas após ver o vídeo abaixo fui saber mais e descobri que ele foi responsável pela mudança no cardápio das escolas britânicas, tirando fast-food e colocando refeições mais balanceadas para as crianças.

Em sua atual série, Jamie At Home, o chef fez várias considerações sobre como é feita a criação de galinhas e ovos para mostrar às pessoas que produtos industrializados a base de frango ou de ovos têm um preço alto quando se leva em conta a vida de as galinha tem e a maneira como elas são mortas (clique aqui para ver). Jamie se uniu ao movimento "Hugh's Chicken Run" que propõe a utilização apenas de galinha criadas de forma não industrial.

Para provar seu ponto ele apresentou em rede nacional, durante um jantar de gala, os métodos para descarte de pintos e morte de frangos. No primeiro vídeo ele convida as pessoas a colocarem pintinhos em caixas divididas entre machos e fêmeas. Depois ele explica que na indústria de ovos os pintos machos não têm importância, por isso precisam ser descartados. Depois ele faz uma demonstração ao vivo de como os pintos são mortos por sufocamento. Confira abaixo, mas aviso que o vídeo mostra mesmo os pintos morrendo, por isso se você não gostar deste tipo de coisa não assista.



Depois ele demonstra como se mata os frangos para a produção. Na Inglaterra o sistema é diferente daqui. Lá o frango têm que ser eletrocutado e depois o sangue é retirado, já no Brasil um corte é feito no pescoço e depois se espera ele morrer. As pessoas que trabalham com isso, entrevistadas por Jamie, dizem que a pessoa se acostuma a trabalhar com isso, mas que nunca fica "fácil" trabalhar matando animais. Eles também especificam que matar os frangos com eletrochoques é a maneira mais humana de se fazer isto. Confira o segundo vídeo abaixo, mas lembre que o frango realmente é morto no vídeo, por isso veja se quiser.



A reação de algumas pessoas nos dois vídeos mostra como na maioria das vezes comemos carne vinda de animeis e não nos importamos, nem sequer pensamos em como estes animais são mortos ou como eles são criados.

Na minha opinião a única criação legalizada pior que a criação industrial de frangos é a de porcos, por isso tento ao máximo evitar carne de suínos. Mas tenho consciência de como são feitas as criações de animais e por isso tento variar minhas refeições, procurando alternativas como massas e carne de soja (não reclame sem ter provado).

Fonte: Digg

Nenhum comentário: