sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Passeio Pré-Dida Rio de Janeiro


Para chamar a atenção do maior número de pessoas em relação ao DIDA (Dia Intenacional dos Direitos dos Animais), a ser realizado em diversas capitais do Brasil, inclusive no Rio (clique aqui), teremos um passeio de ônibus onde vários voluntários estarão distribuindo panfletos, cartilhas, folders e convites relacionados aos direitos animais.

O passeio começa na Sans Pena às 8 e 30h, passa pelo Maracanã, Centro, Gloria, Lagoa, Copacabana, Ipanema e Leblon.

Quem quiser participar, é só deixar um email : clarissatag@gmail.com

(foto do dia)

NATAL ANIMAL

Planeta dos Bichinhos & SOS Felinos e Caninos

CONVIDAM:

15 DE DEZEMBRO – entre 10:00 / 14:00
em Botafogo : na Rua General Polidoro, no centro da Praça Mauro Duarte, em frente
ao Shopping dos Sabores, atrás do Hortifruti.

CAMPANHA NATAL SEM FOME DOS BICHINHOS
Estaremos arrecadando doação de ração para
cães e gatos, remédios, coleiras, etc.

Atenção: neste dia parte da renda dos PetsShops Planeta dos Bichinhos em Botafogo (Rua General Polidoro, 58) e na Urca (Rua Marechal Cantuária, 156) será revertida para o SOS Felinos e Caninos. Igualmente você poderá comprar nestes pets a sua doação de ração em qualquer dia, que nos será entregue.

VENHA PARTICIPAR DESTA FESTA E CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO
- Benção dos Animais
- Teatro
- Desfile de Cães com fantasia de Papai Noel
- Atividades para as crianças
- Conscientização vegetariana/vegana
- Campanha de Adoção do SOS Felinos e Caninos
(trazer documento de ID e comprovante de residência)
- Campanha de Posse Responsável
- Brindes
- Venda de peças para ajudar os bichinhos

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

10 de dezembro, dia internacional dos Direitos Humanos

O animal homem também não deve ser esquecido, o escritório da Anistia Internacional nos EUA está com a campanha de recolhimento de assinaturas "Write-A-Thon".

É a maior campanha de abaixo-assinados realizada pela entidade.



Evento Vivo


quarta-feira, 28 de novembro de 2007

DiDa-Rio


Cães e gatos não poderão mais ser expostos presos para fins comerciais

fonte O Dia
Com projeto na Alerj, confinamento a que cães, gatos e outros mamíferos são submetidos nas chamadas pet-shops pode estar com os dias contados

Rio - O confinamento a que cães, gatos e outros mamíferos são submetidos nas chamadas pet-shops está com os dias contados. O deputado Coronel Jairo (PSC) apresentou o projeto de lei 1745/04, que pretende proibir estes estabelecimentos de expor os animais para venda em vitrines e gaiolas onde eles, segundo defende, ficam em más condições.

O projeto, que a Assembléia Legislativa do Rio votará nesta quarta-feira, em primeira discussão, estabelece multa de até cinco mil Ufirs (R$ 8,5 mil) para os estabelecimentos comerciais que não cumprirem a obrigação. Segundo o autor, a proposta tem a intenção de impedir os maus tratos a que os animais são submetidos quando expostos nesses locais.

"Essa exposição comercial em vitrines e em gaiolas perdura por semanas, e até por meses. Enquanto o animal não se encontra na vitrine para exposição aos transeuntes, fica enclausurado em gaiolas dentro da loja, até que algum cliente resolva por adquiri-lo. Nosso objetivo é proteger os cães, gatos e outros mamíferos dos abusos cometidos pelos comerciantes que apenas visam ao lucro, sem respeitar os direitos dos animais", critica o parlamentar.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

38º Congresso Vegetariano Mundial da IVU


Fonte: The Vegetarian (VegSocUK)

38º Congresso Vegetariano Mundial da IVU Dresden (Alemanha) 2008
"100 Anos da Revolução Alimentar"

De 27 de julho a 2 de agosto de 2008 no Kulturpalast, em Dresden
Evento conjunto da União Vegetariana Internacional (IVU) e da Vegetarier-Bund Deutschlands e.V. (VEBU)

O Congresso da União Vegetariana Internacional do ano que vem comemora um centenário especial. Em 1907 e 1908, vários representantes de entidades vegetarianas européias tiveram a idéia de fundar uma entidade vegetariana internacional. Em 1908, houve um evento realmente internacional: o congresso vegetariano foi proposto pelos franceses, organizado pelos britânicos e realizado na Alemanha. Neste congresso de 1908, foi fundada a União Vegetariana Internacional (IVU).

Parece bastante adequado voltar a Dresden para comemorar o centenário. Infelizmente, faz tempo que o prédio em que o Congresso de 1908 se realizou não existe mais, mas o Congresso do ano que vem vai acontecer no Kulturpalast, esplêndido pavilhão para eventos no coração da cidade.

Dresden talvez seja mais famosa pela terrível destruição que sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade foi cuidadosamente reconstruída e muitos lindos prédios foram refeitos ou restaurados. Hoje, é uma cidade cultural e próspera, com muito para ver e fazer, espaços verdes agradáveis e boa oferda de acomodações para os visitantes que forem ao Congresso.

O programa detalhado para a semana ainda não foi finalizado e há tempo para quem quiser fazer uma palestra ou apresentação se inscrever. Os temas diários são:

Vegetarianos, direitos animais e bem-estar animal
Dieta vegetariana, saúde e esporte
Os vegetarianos na sociedade e na política
Vegetarianismo e ecologia, conservação da Natureza e fome mundial
Vegetarianismo e ética/religião/espiritualidade

Se quiser apresentar uma palestra ou realizar uma oficina, faça sua inscrição pela internet: www.IVU.org/congress/2008/speakerform.html

Vários palestrantes de organizações vegetarianas do mundo inteiro já têm presença confirmada. Além das palestras, haverá eventos noturnos no Congresso, desde show de música pop a concertos clássicos e até uma aula de dança para os participantes! É claro que o Congresso não estaria completo sem o Jantar de Gala na noite de sexta-feira.

A quarta-feira tem metade do dia livre para que os participantes possam conhecer Dresden com guias que falam alemão e inglês, a pé ou de ônibus.

Quando o Congresso terminar, haverá mais oportunidade para conhecer a região. No sábado haverá excursões diurnas às montanhas e a Meissen, cidade famosa por sua porcelana. Para quem puder ficar mais um pouco, haverá depois do Congresso uma excursão de cinco dias a Berlim, Potsdam e o Spreewald. Não há melhor maneira de conhecer um lugar do que num grupo de vegetarianos que pensam como a gente!

A principal organizadora do Congresso do Centenário de Dresden é Hildegund Scholvien. Ela também é Vice-presidente da Vegetarier-Bund Deutschlands (VEBU), tesoureira da União Vegetariana Européia e, no Conselho Vegetariano Internacional, é a responsável pela ligação com a Europa.

Hildegund Scholvien, Friedhofstr. 12, 67693 Fischbach, Alemanha
Email: hscholvien@vebu.de, (Deutsch / English ) Tel.:0049-6305-99 31 08

Feliz Natal

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

O som universal dos vegetais

the Vegetable Orchestra

Campanha de ex-mulher de McCartney liga carne a efeito estufa

da BBC


A Organização Não-Governamental Viva! lançou nesta semana a campanha "HOT!" (quente, em tradução literal) para convencer mais pessoas a deixar de comer carne – como forma de combater o aquecimento global.

À frente da campanha está a ex-mulher do astro Paul McCartney, Heather Mills, uma das líderes do grupo e que aparece nos cartazes e out-doors, inclusive em uma brincadeira com o fato de ela não ter uma perna.

"You haven't got a leg to stand on!" (você não tem uma perna para te sustentar, em tradução livre) – é o que diz um dos cartazes, endereçado a pessoas e organizações que se consideram ambientalistas, mas não são vegetarianas.

Em outro cartaz ela aparece diante de terras desertificadas ao lado da mensagem "Hey Meaty! You're making me so hot!" (ei, carnívoro, você está me deixando tão quente!, em tradução livre).



A campanha é baseada em estatísticas publicadas em um relatório da agência de Alimentação e Agricultura da ONU e em um estudo da própria ONG Viva!.

Efeito estufa

De acordo com os estudos, a criação de gado para corte e laticínios é a segunda atividade que mais emite gases do efeito estufa, atingindo 18% do total.

A propaganda compara este número com as emissões combinadas de todos os meios de transporte, que ficariam em 13,5% do total.

"Essas atividades são a maior causa de extinção de florestas e de desmatamento de florestas: 70% da Amazônia desmatada é usada como pastagem e os outros 30% para o cultivo de forragem para animais", diz a campanha da Viva!

Nas palavras de Heather Mills, a criação de animais para abate e laticínios "é hoje uma das maiores ameaças ao nosso planeta".

A ex-modelo está no meio de um processo de separação de McCartney, com quem teve uma filha, e recentemente acusou a imprensa de tratá-la pior do que pedófilos e assassinos.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

SVB e ECOCERT BRASIL lançam selos vegetarianos

15-Nov-2007 na SVB

Os consumidores brasileiros que por razões éticas, ambientais e ligadas à saúde rejeitam o consumo de produtos de origem animal, contam agora, a exemplo dos consumidores de outros países, com a garantia de dois selos: ‘VEGANO” e “VEGANO ORGÂNICO”, os quais serão atribuídos aos produtos e serviços que tenham sido inspecionados e obtido uma atestação de conformidade com as normas estabelecidas pelo referencial.

Os selos, fruto da parceria firmada entre a SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA e a ECOCERT BRASIL, foram apresentados oficialmente às empresas, produtores e consumidores brasileiros durante a BIOFACH AMERICA LATINA, em São Paulo, nos dias 16 a 18 de outubro, nos estandes da SVB e da ECOCERT BRASIL.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Abaixo-Assinado pelos animais

O abaixo-assinado pela não votação do PL 1.153/95 até que haja a discussão com a sociedade, já conta com mais de 17 mil assinaturas!

ASSINE A PETIÇÃO URGENTE CONTRA A APROVAÇÃO DO PL 1153/95 QUE PRETENDE REGULAMENTAR A PRÁTICA VIVISSECSSIONISTA, EXPONDO MILHARES DE VIDAS INOCENTES E INDEFESAS ÀS TORTURAS MAIS BÁRBARAS.

O Abaixo-assinado pela não votação do PL 1.153/95 até que haja a discussão com a sociedade ao Congresso Nacional foi criado pela VEDDAS - Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade e escrita por George Guimarães (veddas@veddas.org.br).

Glossário - Cosméticos, guia para o Veganismo

Enviado por Valeska

Ácido Caprílico (Caprylic Acid)
Ácido líquido e gorduroso do leite de vaca ou cabra. Encontrado em perfumes e sabonetes. Possui derivados, como o Triglicerídeo Caprílico. Alternativas: fontes vegetais, como óleo de palma e de coco.

Ácidos Graxos Naturais
Pode ser composto de sebo bovino.

Ácido Esteárico (Stearic Acid.)
Gordura de vacas e ovelhas, e cães e gatos sacrificados. Na maioria das vezes se refere a uma substância gordurosa tirada do estômago de porcos. Pode provocar irritações. Usado em sabonetes, lubrificantes, velas, spray de cabelo, condicionadores, desodorantes, cremes. Possui diversos derivados, como os estearatos. Alternativas: o ácido esteárico pode ser encontrado em várias gorduras vegetais, como a noz de côco.

Álcool Cetílico (Cetyl Alcohol.)
Cera encontrada no espermacete (cetina) do esperma de baleias e golfinhos.
Alternativas: Álcool cetílico vegetal (ex: noz de côco), espermacete sintético.

Albúmen, Albumina (Albumen. Albumin.)
Proveniente de ovos, leite, músculos, sangue e vários tecidos e fluídos vegetais. Em cosméticos a albumina geralmente é derivada de claras de ovos e usada como agente coagulante. Pode causar reação alérgica.

Almíscar, Almiscareiro (óleo de) (Musk (Oil).)
Secreção seca obtida dolorosamente dos órgãos genitais do cervo almiscareiro, castor, rato silvestre e outros. Gatos selvagens são capturados e mantido em gaiolas em condições horríveis e são chicoteados ao redor dos genitais para produzir o odor. Castores são pegos em armadilhas, cervos são caçados com tiros. Usado na fabricação de perfumes. Alternativas: plantas com odor almiscarado.

Aminoácidos (Amino Acids.)
Blocos construtores de proteína em todos os animais e plantas. Usado em cosméticos, xampus etc. Alternativas: sintéticos e vegetais.

Aminoácido da Seda
"Para a produção da seda o casulo é fervido com a larva dentro. O pobre animal se contorce quando é submetido a essa morte dolorosa." - Cozinhando Sem Crueldade, pág. 215.

Carmim, Cochonilha, Ácido Carmínico (Carmine. Cochineal. Carminic Acid.)
Pigmento vermelho obtido através da compressão da fêmea do inseto cochonilha. De acordo com o reportado, 70.000 insetos precisam ser mortos para produzir cerca de 450 gramas deste corante vermelho. Usado em cosméticos, pós, ruges, xampus. Pode causar reação alérgica. Alternativas: suco de beterraba (não possui qualquer toxidade).

Caseína, Sódio Caseinado (Casein. Caseinate. Sodium Caseinate.)
Proteína do leite. Usado em vários cosméticos para cabelo, máscaras para pele etc. Alternativas: proteína de soja, leite vegetal.

Cera de Abelha, Geléia Real, Mel, Pólen, Própolis
"Ao contrário do que muitos pensam, a produção de mel também é responsável pela crueldade com animais. Muitos criadores matam as abelhas no inverno para não ter que gastar para protegê-las do frio. Além disso, para inseminar artificialmente as abelhas rainhas, é "tirado" esperma do zangão com o método cruel de esmagar suas cabeças. A decapitação gera um impulso elétrico tão forte que o animal ejacula." - Cozinhando Sem Crueldade, pág. 214.

Colágeno (Collagen.)
Proteína fibrosa, de natureza mucopolissacarídica, que é constituinte essencial da substância intercelular do tecido conjuntivo. Geralmente proveniente de animais.
Não afeta o colágeno da pele. Pode causar alergias. Alternativas: proteína da soja, óleo de amêndoas etc.

Elastina (Elastin.)
Proteína elástica, encontrada nos ligamentos do pescoço e nas paredes arteriais das vacas. Similar ao colágeno. Não afeta a elasticidade da pele. Alternativas: sintética, proteína de fontes vegetais.

Esqualeno (Squalene.)
Óleo de fígado de tubarão. Usado em hidratantes, tinta de cabelo etc. Alternativas: vegetais emolientes como azeite de oliva, óleo de gérmen de trigo, óleo de farelo de arroz etc.

Esterol (Stearyl Alcohol. Sterols.)
Uma mistura de álcoois sólidos. Pode ser obtido do óleo de esperma de baleia.
Usado em cremes, xampus etc. Possuí diversos derivados. Alternativas: fontes vegetais, ácido esteárico vegetal.

Esteróide, Esterol (Steroids. Sterols.)
De várias glândulas de animais ou de fontes vegetais. Esteróides inclui esteróis. Esteróis são álcoois de animais ou plantas (ex: colesterol). Em cremes, loções, condicionadores de cabelo, perfumes etc. Alternativas: fontes vegetais e sintéticas.

Estrogênio, Estradiol (Estrogen. Estradiol.)
Hormônio feminino obtido da urina de éguas grávidas. Usado em cremes, perfumes e loções. Possui efeito insignificante em cremes e restauradores da pele, fontes emolientes vegetais são consideradas melhores.

"Fontes Naturais" ("Natural Sources.")
Pode significar fontes animais ou vegetais. Especialmente em cosméticos, isso significa fontes animais, como elastina, gordura, proteína e óleo animais. Alternativas: fontes vegetais.

Gelatina, Gel (Gelatin. Gel.)
Proteína obtida de pele, tendões, ligamentos e/ou ossos fervidos com água. De vacas e porcos. Utilizada em xampus, máscaras faciais, e outros cosméticos.
Alternativas: carragena, algas (algina, agar-agar, kelp), dextrina, goma de algodão, gel de sílica.

Glicerina, Glicerol (Glycerine, Glycerol)
Substância líquida, incolor e xaroposa, que é o princípio doce dos óleos e a base dos corpos gordos conhecidos. Geralmente é produzida a partir da gordura animal. Alternativas: glicerina vegetal e sintética.

Goma Laca (Shellac. Resinous Glaze.)
Excreção resinosa de determinados insetos. Utilizada em laquês para cabelo. Alternativas: cera de plantas.

Lactose (Lactose.)
Açúcar do leite dos mamíferos. Alternativas: açúcar do leite de plantas.

Lanolina e Crodalan LA (Alcool de Lanolina Acetilado)
O Crodalan LA é um derivado de Lanolina e conseqüentemente de graxa de lã, que é a matéria-prima principal para a fabricação da Lanolina. Esta graxa de lã é um resíduo obtido na lavagem da lã do carneiro, onde a lã é direcionada aos lanifícios e o subproduto (graxa) é utilizado na produção de Lanolina.

"Para aumentar o lucro, cientistas têm criado espécies de ovelhas que têm lã em demasia. Isso faz com que muitas ovelhas morram de calor no verão, enquanto outras morrem de frio no inverno depois de terem sua lã extraída." - Cozinhando Sem Crueldade, pág. 215.

Pó de Seda (Silk Powder.)
Seda é a fibra brilhante feita pelo bicho-da-seda para formar seus casulo. Os bichos são fervidos em seus casulos para retirar a seda. Pó de seda é obtido da secreção do bicho-da-seda. É usado como corante em pós faciais, sabonetes etc. Pode causar severa reação alérgica na pele e reações sistemáticas (por inalação ou ingestão).

Progesterona (Progesterone.)
Hormônio utilizado em cremes anti-rugas. Alternativas: sintético.

Queratina (Keratin.)
Proteína insolúvel, principal constituinte da epiderme, unhas, pêlos, tecidos córneos e esmalte dos dentes. Pode ser obtida nos chifres, cascos, penas e pêlo de vários animais. Utilizada em condicionadores de cabelo, xampus, soluções para permanente. Alternativas: óleo de amêndoas, proteína de soja, óleo de amla (do fruto de uma árvore indiana), cabelo humano proveniente de salões (que iriam para o lixo). Alecrim e urtiga dão corpo e força aos cabelos.

Tirosina (Tyrosine.)
Aminoácido hidrolisado da caseína. Utilizado em cremes.

Uréia, Carbamida (Urea. Carbamide.)
Excretada da urina e outros fluídos corpóreos. Usada em desodorantes, pasta de dentes com amônia, enxaguantes bucais, tintura para cabelos, cremes para mãos, loções, xampus etc. Derivados: Ácido Úrico. Alternativas: sintéticos.

PARA VER A RELAÇÃO DAS EMPRESAS QUE TESTAM E DAS EMPRESAS QUE NÃO TESTAM EM ANIMAIS:
http://www.pea.org.br/crueldade/testes/testam.htm
http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm

=^..^= Campo de Santana - RJ =^..^=

Ajude animais abandonados comprando lindas camisas!

Continuamos vendendo lindas camisas para ajudar na manutenção etratamento dos gatos e cachorros abandonados do Campo de Santana. Infelizmente o abandono não acaba, não é possível salvar todos, massão muitos animais resgatados para tratamento e adoção e cada vezmais precisamos de recursos para mantê-los.

Contamos com alguns colaboradores fixos, que fazem toda diferença, mas muitos ajudam durante um tempo e depois param. Por isso buscamos um meio de aumentar os recursos, que é a venda de camisas. São lindos modelos exclusivos, com estampas com desenhos de gatinho e cachorrinho. Desenhos cedidos por Tâmara Quírico, Cláudio Marques, Lanika e Joana Faro

Vocês podem ver os modelos no link http://www.gatosdocampodesantana.kit.net/loja/loja_camisas.htm

O Natal está chegando e as camisas podem ser um ótimo presente eainda ajuda os gatinhos e cachorrinhos!

Para adquirir as camisas entre em contato por e-mail andrealambert@terra.com.br ou pelo telefone (21) 9632-8115

1a Festa Vegetariana em São Paulo

Organizada pela Grazi e Guilherme, a festa promete! Dia 8 de dezembro!


terça-feira, 13 de novembro de 2007

Para fazer rir um pouco

Mensagem repassada na internet sobre o caso do leite contaminado...


Pássaro cativo, Florianópolis 11/07