quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Cães e gatos não poderão mais ser expostos presos para fins comerciais

fonte O Dia
Com projeto na Alerj, confinamento a que cães, gatos e outros mamíferos são submetidos nas chamadas pet-shops pode estar com os dias contados

Rio - O confinamento a que cães, gatos e outros mamíferos são submetidos nas chamadas pet-shops está com os dias contados. O deputado Coronel Jairo (PSC) apresentou o projeto de lei 1745/04, que pretende proibir estes estabelecimentos de expor os animais para venda em vitrines e gaiolas onde eles, segundo defende, ficam em más condições.

O projeto, que a Assembléia Legislativa do Rio votará nesta quarta-feira, em primeira discussão, estabelece multa de até cinco mil Ufirs (R$ 8,5 mil) para os estabelecimentos comerciais que não cumprirem a obrigação. Segundo o autor, a proposta tem a intenção de impedir os maus tratos a que os animais são submetidos quando expostos nesses locais.

"Essa exposição comercial em vitrines e em gaiolas perdura por semanas, e até por meses. Enquanto o animal não se encontra na vitrine para exposição aos transeuntes, fica enclausurado em gaiolas dentro da loja, até que algum cliente resolva por adquiri-lo. Nosso objetivo é proteger os cães, gatos e outros mamíferos dos abusos cometidos pelos comerciantes que apenas visam ao lucro, sem respeitar os direitos dos animais", critica o parlamentar.

Nenhum comentário: