segunda-feira, 26 de novembro de 2007

38º Congresso Vegetariano Mundial da IVU


Fonte: The Vegetarian (VegSocUK)

38º Congresso Vegetariano Mundial da IVU Dresden (Alemanha) 2008
"100 Anos da Revolução Alimentar"

De 27 de julho a 2 de agosto de 2008 no Kulturpalast, em Dresden
Evento conjunto da União Vegetariana Internacional (IVU) e da Vegetarier-Bund Deutschlands e.V. (VEBU)

O Congresso da União Vegetariana Internacional do ano que vem comemora um centenário especial. Em 1907 e 1908, vários representantes de entidades vegetarianas européias tiveram a idéia de fundar uma entidade vegetariana internacional. Em 1908, houve um evento realmente internacional: o congresso vegetariano foi proposto pelos franceses, organizado pelos britânicos e realizado na Alemanha. Neste congresso de 1908, foi fundada a União Vegetariana Internacional (IVU).

Parece bastante adequado voltar a Dresden para comemorar o centenário. Infelizmente, faz tempo que o prédio em que o Congresso de 1908 se realizou não existe mais, mas o Congresso do ano que vem vai acontecer no Kulturpalast, esplêndido pavilhão para eventos no coração da cidade.

Dresden talvez seja mais famosa pela terrível destruição que sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade foi cuidadosamente reconstruída e muitos lindos prédios foram refeitos ou restaurados. Hoje, é uma cidade cultural e próspera, com muito para ver e fazer, espaços verdes agradáveis e boa oferda de acomodações para os visitantes que forem ao Congresso.

O programa detalhado para a semana ainda não foi finalizado e há tempo para quem quiser fazer uma palestra ou apresentação se inscrever. Os temas diários são:

Vegetarianos, direitos animais e bem-estar animal
Dieta vegetariana, saúde e esporte
Os vegetarianos na sociedade e na política
Vegetarianismo e ecologia, conservação da Natureza e fome mundial
Vegetarianismo e ética/religião/espiritualidade

Se quiser apresentar uma palestra ou realizar uma oficina, faça sua inscrição pela internet: www.IVU.org/congress/2008/speakerform.html

Vários palestrantes de organizações vegetarianas do mundo inteiro já têm presença confirmada. Além das palestras, haverá eventos noturnos no Congresso, desde show de música pop a concertos clássicos e até uma aula de dança para os participantes! É claro que o Congresso não estaria completo sem o Jantar de Gala na noite de sexta-feira.

A quarta-feira tem metade do dia livre para que os participantes possam conhecer Dresden com guias que falam alemão e inglês, a pé ou de ônibus.

Quando o Congresso terminar, haverá mais oportunidade para conhecer a região. No sábado haverá excursões diurnas às montanhas e a Meissen, cidade famosa por sua porcelana. Para quem puder ficar mais um pouco, haverá depois do Congresso uma excursão de cinco dias a Berlim, Potsdam e o Spreewald. Não há melhor maneira de conhecer um lugar do que num grupo de vegetarianos que pensam como a gente!

A principal organizadora do Congresso do Centenário de Dresden é Hildegund Scholvien. Ela também é Vice-presidente da Vegetarier-Bund Deutschlands (VEBU), tesoureira da União Vegetariana Européia e, no Conselho Vegetariano Internacional, é a responsável pela ligação com a Europa.

Hildegund Scholvien, Friedhofstr. 12, 67693 Fischbach, Alemanha
Email: hscholvien@vebu.de, (Deutsch / English ) Tel.:0049-6305-99 31 08

Nenhum comentário: