sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Comentário de um blogueiro

Segunda-feira, Julho 09, 2007
Aqueça seu coração... seja vegetariano

O site www.consciencia.net não poderia ter sido mais feliz com o recente texto que promove o vegetarianismo. Estava com esse assunto em pauta aqui no blog, mas acho que não conseguiria formular um trabalho tão bem feito. Bom, convido-os a acessar o site e comprovar. Assim, quem sabe, numa futura rodinha com os amigos, você (ñ-vegetariano) não pague um "congo" alegando crendices inexistentes sobre o tema.

Foi algo que prometi a mim mesmo no dia 31/12/2006: "a partir de hoje irei me tornar vegetariano". Tal ambição adveio de uma enxurrada de sites em que me joguei para ver quais eram os argumentos dos, na época, "chatos homens-alfaces". A sensação foi como se esguichassem nitrogênio líqüido na minha cara. Não estou querendo dramatizar. Tanta informação, tanta razão, logo o "como pude ser tão cego" foi prontamente carimbado na minha testa.

Abandonei meus antigos pratos prediletos. Adeus pizza de frango com catupiry, adeus cachorro-quente, camarão, torta de frango, churrascos, peixadas... Da noite para o dia disse "adeus", e desde então tem sido uma peripécia. Juro que tudo citado acima não me faz falta nem enche minha boca, pois passei a analisar todo o processo (criação do animal, captura, abate, prejuízo ambiental e social) e, honestamente, me causa repulsa.

Não vou dizer que não senti a mudança drástica. A carência da vitamina B12, que é produzida em grande escala por causa da ingestão de carne e suas bactérias, me deixou abatido num período importantíssimo: meu estudo pra concurso público. Eu acordava às 7:30 quase em todas as manhãs de janeiro e fevereiro, e gradativamente passei para 8:30... 8:50... 9:30... 12:00!! Dormia muito, ficava indisposto e sabia que era consequência da minha nova alimentação, e minha família me pegava pra Cristo, como ocorre rotineiramente com todo vegetariano, que não pode espirrar que o povo já ergue o outdoor: "Isso porque não come carne!" Mas nada como uma boa consulta a um nutricionista (que lamentavelmente teve a coragem de me perguntar se eu tinha virado vegetariano por "modismo". Modismo esse q eu até gostaria de descobrir e me juntar a galera), pesquisas e pesquisas em sites não possam resolver.

Do blogue : Arcanjo de Prata.

Nenhum comentário: